sábado, 19 de agosto de 2017


HONORIS CAUSA IMERECIDA OU PRECONCEITO E PERSEGUIÇÃO?


Gostaria de me dirigir às pessoas, até como resposta à carta enviada à reitoria da UFF, pelo Sr. Avelino Rui Oliveira Taveiros, Engenheiro Industrial Metalúrgico, formado pela emérita Universidade, conforme publicado nesta postagem com o título: OFENDIDO POR HONORIS CAUSA A LULA, ENGENHEIRO DEVOLVE DIPLOMA

Outro exemplo, podemos ver no vídeo do Canal Notícias Comentadas sob o título: 

BASE DE TEMER AGE PARA TIRAR TÍTULO DE LULA


Para bom entendimento, dele e de muita gente, a concessão do Título de Doutor Honoris Causa, nada tem a ver com formação acadêmica de quem o recebe, pois se trata de um Título concedido por Universidades, através da reunião de um Conselho formador por professores da mesma, que elegem alguém que na visão deles mereça o título, e o levam até o Reitor, que por fim, concede o título.
Honoris Causa é um título de honra recebido por uma personalidade que alcançou grande destaque ou executou um trabalho de grande importância. Um outro aspecto considerado essencial para a concessão do prêmio é a ação da pessoa agraciada pelo prêmio com relação a relevantes trabalhos em prol da solução de problemas humanos, como fome, pobreza, etc.

Tal título pode ser concedido para qualquer pessoa, mesmo sem um diploma universitário, mas é imperativo que ela tenha se destacado ou exercido grande influência no campo da política, da cultura, da educação, da literatura, e na promoção da paz local ou mundial.

Contra os argumentos do Sr. Avelino, utilizo suas próprias palavras ao justificar a devolução de seu diploma para a UFF:

“A História mostra que muitas pessoas e até mesmo povos inteiros já foram submetidos a vassalagem involuntária. A História mostra também que muitos resistiram e lutaram bravamente contra essa vassalagem involuntária e, independentemente do sucesso ou do fracasso dessa luta, o simples fato de terem resistido e lutado os honra. A grande maioria se acomodou e isso não constitui uma desonra – apenas faz parte da natureza humana. A verdadeira desonra é a vassalagem voluntária – que caracteriza uma minoria que ainda não entendeu e não representa a verdadeira natureza humana”.

O Brasil viveu em um processo de “vassalagem involuntária” e até mesmo de “vassalagem voluntária” por 502 anos, onde a maioria das pessoas eram tratadas como “gado marcado” que passivamente aceitavam todas as imposições dos dominadores tanto internos quanto externos. As vozes que se levantavam contra esta vassalagem, logo ou eram desacreditadas por uma eficiente campanha midiática que manipulava os vassalos voluntários, fazendo-os não aceitar as ideias daqueles que resolviam sair da Matrix do Poder e do dinheiro.

Infelizmente o Sr. Avelino ao se formar, se tornou automaticamente um membro de uma elite dominante, mesmo que involuntariamente, passando a acreditar que as pessoas que não chegaram onde ele chegou, foi por preguiça, indolência, e falta de vontade. Nunca por falta de oportunidade e vontade política de quem governava de PRIORIZAR A EDUCAÇÃO em nosso país. Só lembrando que muitos cursos em UNIVERSIDADES geralmente são em tempo integral. Então como alguém que precisa trabalhar poderia estudar em tempo integral?

Pensando nestes problemas seculares do país, o que Lula fez?

Em seus 13 anos à frente do Poder em nosso país, as gestões petistas criaram pelo menos 18 Universidades(veja mais aqui), e com relação às Escolas Técnicas, foram criadas aproximadamente 282 no mesmo período(veja aqui). Algumas pessoas vinham falando que o PT não criou Universidade, mas apenas mudou o nome de algumas delas. Foi verdade. Algumas Faculdades tiveram seus nomes modificados e foram elevadas ao grau de UNIVERSIDADE. Pois há uma diferença entre UNIVERSIDADE, FACULDADE E CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Há uma diferenciação entre elas. Em primeiro lugar no que tange ao corpo docente: numa UNIVERSIDADE, um terço deles deve possuir pelo menos os Títulos de Mestrado ou Doutorado. Um terço também deve possuir contrato em tempo integral. Devem “desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado”. Outra característica das Universidades é sua autonomia em criar cursos sem pedir autorização ao MEC.  Já as Faculdades “são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo”.

“Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência”:  O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados”.

“Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior”.

“Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir:
 Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.

 "Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades)". Fonte: Saiba qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade

 Se as pessoas quisessem fazer uma comparação justa, honesta e correta, basta ver o que foi feito em nosso país, entre 1500 e 2002, e o que foi feito a partir de 2003, até a submissão do país ao #Golpe parlamentar de 2016. O desafio está lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Blog do Ben(M)"       A Verdade está lá fora Novo site: https://benjaminmaia.wixsite.com/blogdobenm Vi...